"Está tomando posse neste momento, da Cadeira nº 22 de nossa Academia, José Sebastião Pires Mendes, sendo grande sua responsabilidade por ter como Patrono de sua Cadeira um dos Numes Tutelares das Letras, Dom Aquino Correia e, como antecessor, o admirável e insigne Arcebispo Dom Vicente Marchetti Zioni. Podem imaginar a minha responsabilidade quando me pediram que o apresentasse.
Na "linha de chegada" foi o terceiro, sendo o primeiro José Eduardo Pires Mendes (dentista) e, a segunda, Maria de Lourdes Mendes Maciel (professora).
Com 14 anos Tião Mendes, como é atualmente conhecido, iniciou sua formação acadêmica. Em Botucatu, já exercendo funções no Banespa (atual Santander) casou-se no dia 21 de janeiro de 1973, com Maria Therezinha Tortorella. Outras atividades exercidas depois de aposentado:
.jpg)
Prestigiando a posse de Tião, estavam presentes na Academia seus primos Avellar, Anor, Duda e seu irmão José Eduardo. Imagens: Ivan Galvão de Avellar Pires. Veja o vídeo da posse no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=XXXQ6QSOMZs
Vem colaborando com artigos, crônicas, poesias e contos em jornais de Botucatu e nas revistas Peabiru, Vitrine e Planeta. Como artista plástico, participou de diversas exposições em Avaré, Botucatu e Cerqueira César, sendo que um de seus quadros - "Riqueza de Mãe" - se encontra no Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, de Botucatu.
De sua coleção de quadros destacam-se: "Beleza Cigana", "Aurora" (uma alegoria sobre a emancipação da mulher), "Fog Londrino", "Interior da Catedral", além de retratos de personalidades e de seus familiares, com destaque para "Meu Pai Descascando Alho".
Filhos: Josiana, Tatiana (casada com Gustavo Winckler de Oliveira) e Jovano, dentista, que preferiu abrir mão da profissão e montar com seu primo Marco Maciel uma empresa de filmes denominada "Torta Digital".
Parabéns aos primos pelas atuações de suas vidas! Mamãe, a Cacilda, sempre se orgulhou de todos! Conheci a obra "Fogo, Incenso e Catadupa", pela Alaíde e ãproveitei para tirar umas fotos e postar no facebook para que a família possa apreciar. Maravilhoso! Ainda me lembro quando menina me deslumbrei com os quadrinhos que o Sebastião criava e as animações também ! Foi aí que aprendi como funcionava o desenho animado! O livro da Leda garimpei dos guardados de mamãe! Que bela herança deixou o Seu Pires da "Pharmácia"! Abraços a todos!
ResponderExcluirA Prima Virgínia filha do Virgílio Martins de Souza e da Cacilda Pires Martins de Souza