quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Alô, Alô, Repórter Esso, Alô!



Para tudo existe uma história.

Por isso vamos contar às novas gerações da Família, que o rufar dos tambores que vocês ouviram na chamada do AVC é a mesma utilizada no "pai"do Jornal Nacional, o outrora famosíssimo REPÓRTER ESSO, "Testemunha Ocular da História", patrocinado pela "Esso Brasileira de Petróleo e seus Revendedores".

Assim eram as chamadas do Repórter Esso na Rádio Nacional dos Anos 50 e 60.

Quando surgiu a televisão este telejornal foi transplantado naturalmente para a telinha da Televisão Tupi Canal 4, a pioneira. Quando os tambores rufavam fora de hora (fora das 20 horas) e os clarins do Repórter Esso soavam, a gente parava para ouvir atentamente o rádio ou a TV Tupi. Sinal de que uma notícia "bomba" ou um tremendo "furo de reportagem" ia ser anunciado (como a morte do presidente Kennedy, por exemplo, em 1963).

WASHINGTON POST
A marcha seguinte que você ouviu na chamada do AVC, chama-se "Washington Post".
Ela era muito utilizada nos jornais matutinos das rádios. Essa música ia tocando enquanto as principais manchetes do dia eram anunciadas.

Pois bem.
Você, que é da Geração Vídeo Game, agora já conhece mais um pouquinho da nossa história.
Sabe o que é o Repórter Esso (o "avô" do Jornal Nacional) e também já conhece algo sobre o Washington Post, rádio-jornal americano que foi muito imitado pelos noticiosos brasileiros.



A VOZ da CASA Também é Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário