terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Festival de Parintins - Boi Caprichoso 2009 - Amazonas.

Este é o incrível país (com seu povo alegre e dançante) que irá receber a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos!

O Festival de Parintins começou há quase um século como uma brincadeira, um divertimento de fim-de-semana nas cidades do Nordeste brasileiro. As pessoas saiam à noite em grupos para dançar e cantar nas ruas.

Inventaram um boneco, um boi, feito de papel-maché que saia dançando e chifrando o trazeiro dos “brincantes” (aqueles que brincam com o boi). Naturalmente acontecia grandes bebedeiras e a farra terminava sempre com algumas brigas entre eles, que acabavam na cadeia. Isso fez com que a polícia proibisse essa bagunça.

Mas todo fim-de-semana ela se repetia e foi crescendo cada vez mais. Afinal, era o povo que queria apenas brincar e se divertir nos fins-de-semana. Começaram a compor músicas, criar passos de dança e costurar fantasias (como no carnaval). Nasceu o Bumba-meu-boi que tornou-se popular. Tão popular que virou folclore.

Passou a contar e a cantar as coisas do povo. Na Amazônia a dança do Bumba-meu-boi virou Boi bumbá. Ganhou plumas de índio e passos de dança indígena. Isso há mais de 80 anos. Hoje cresceu e tornou-se um grande festival comemorado todo mês de junho no Nordeste e também na região Norte, a Amazônia.

Destacou-se na ilha de Parintins (cujo nome indígena é “Tupinambarana”). É este, portanto, o espetáculo que você vê neste vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário