segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Tempo é o Senhor da Razão.




Resposta a uma cartinha que acabam de me enviar sobre a Lei de Causa e Efeito.

A pessoa pede que não seja citada e nem a carta dela mostrada. O que é uma pena.

Normalmente gosto de fazer as coisas com transparência, citando sempre o nome das pessoas que me escrevem.

Assim não podem alegar que estou inventando algo ou colocando palavras na boca de alguém. Mas vamos respeitar o pedido da missivista, chamando-a apenas de "Fulana".

Falou, Fulana.

Vai vivendo. Vai vivendo aí prima.
Algumas coisas só se percebe e se aprende com o tempo e também com as mudanças que acontecem em nossa cabeça com a chegada da maturidade.

Aí, certos pontos de vista que nos pareciam tão caros e tão certos... as opiniões que batíamos o pé achando que tinhamos total razão, de repente.... percebemos, com os novos conhecimentos que adquirimos, que "as coisas mudaram". Mas, o que é que mudou?

Não foram as coisas. Foram nossas cabeças que antes enxergavam a vida de uma forma e depois, com as experiências e o envelhecimento, passaram a enxergar as mesmíssimas coisas de um ponto de vista bem diferente. Por isso é que as pessoas dizem: "Gostaria de voltar a ser jovem, mas com a cabeça que tenho hoje".

Não há como explicar.
Tem que se viver para entender isso.

A filosofia sobre a Lei de Ação e Reação é tão velha quanto a Humanidade que, se já tivesse aprendido a ser responsável por cada coisa que faz, teria feito da Terra um paraíso aqui e agora. Não é o caso porque tais coisas se aprende muito lentamente e depois de muito sofrimento. Depois de muito "dar murro em ponta de faca" - como sempre fazem principalmente os mais jovens, muitos morrendo pelo caminho antes do tempo (no trânsito, nas baladas, nas drogas), por causa da falta de experiência deles.

Pensamos, falamos e agimos conforme o que nos dá na telha fazer, esperando que todo mundo nos compreenda e nos aceite. Dizemos: "Eu sou assim mesmo, e daí?"

Mas no momento em que chegam as consequências dos nossos atos, as reações às nossas atitudes, tendemos a nos magoar e a transferir nossa culpa para os outros. "Os outros" são sempre os culpados, pois "os outros" é que não nos compreendem: os pais, o governo, o chefe, a empresa, o vizinho, o marido.... Achamos que todo mundo é culpado. Menos nós. "O outros é que são o inferno" - ironizou certa vez um filósofo recente (esqueci o nome...). E nós os eternos coitadinhos e vítimas "dos outros", porque é sempre mais fácil por a culpa "nos outros" do que assumirmos as nossas responsabilidades.

É difícil, portanto, as pessoas olharem-se no espelho e admitirem: "Se isto está acontecendo comigo foi porque EU mesma fui a causadora disso. Se eu tivesse agido de outra forma, as coisas também teriam acontecido de outra forma". Simples assim, mas na prática não é o que acontece.

Assim, Fulana, a Lei de Causa e Efeito não é fácil de ser praticada ou compreendida.

Leva-se tempo. Tanto tempo que, na maioria das vezes, uma vida só não é suficiente para as pessoas aprenderem a mudar suas atitudes para fazer com que elas beneficiem a si própria e às pessoas ao seu redor. Mas isso vem com o tempo. Só com o tempo.

Porque cada um tem o seu momento de "abrir os olhos" e não adianta a gente querer antecipar isso à força. Cada qual com seu ritmo. Cada qual com o seu jeito, mas no fim, todos chegarão lá.
Como já foi dito, as pessoas um dia terão de aprender isso "pelo amor ou pela dor".

Poderá levar anos, poderá levar séculos. Mas preste atenção e veja como a Humanidade já mudou muito através dos séculos. Antes a barbárie, o apedrejamento, a escravidão, a Inquisição, o racismo, o apartheid, o horror de duas guerras mundiais. Hoje a democracia, a liberdade, a aceitação das minorias, a tolerância, o remorso com a destruição dos povos indígenas, o forte desejo de paz de quase todos os povos. É a Humanidade aprendendo suas lições a custa de sangue, suor e lágrima.

A Terra não se vinga, como dizem os ambientalistas.

Na Natureza não existe esse sentimento de "vingança". Vingança existe apenas dentro do coração dos homens. O que existe na Natureza é a Lei de Causa e Efeito. À medida que você destrói as coisas, estará colocando sua via em risco. Ao contrário, se você trabalhar pela construção do planeta cuidando das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente, colherá uma qualidade de vida muito melhor. Simples assim. Mas... quem é que aprende isso com facilidade?

Parece que tem de primeiro destruir para sofrer as duras consequências e só depois aprender que não é assim que se faz.

Então, o que eu fiz foi apenas já ir alertando isso para a minha sobrinhada!

Tenho visto tanto sofrimento entre eles. Vejo que sofrem com a ignorância dessa Lei por serem tão jovens e inexperientes. Vão desrespeitando a tudo e a todos achando que "estão se impondo na vida". "Se impõe" na empresa com malandragem, "se impõe" na rua desrespeitando a lei e os pedestres, e "se impõe" em casa com os filhos e com a mulher dando pontapé em tudo e em todos. Ora, não sou inocente. Já fiz isso também.

O resultado depois é aquela choradeira da separação, do filho que abandona o lar, da brigaiada, da desunião, da demissão no emprego (a vergonha porque foi apanhado surrupiando algo, porque foi desonesto). A bronca de ter apanhado da polícia (como já vi) ou de sofrer um processo por bobagens que fez... e por aí vai.

E tudo por que?
Porque as pessoas simplesmente não sabem viver. TÊM QUE APRENDER. Ninguém nasceu sabendo.
Foi isso que eu alertei, porque também já cometi e cometo erros demais.

Agora... aprende quem quer com os avisos que a gente dá.
Quem não quer, que aprenda sozinho. "Pelo amor ou pela dor", como diz o ditado.

Como dizia a empregada da minha mãe:
"A vida induca, Dona Leda".
Então, que a vida "induque" vocês. Fazer o que, né?
Nossa parte estamos tentando fazer.
Avisados vocês estão.

Como dizia o tio Luiz da tia Stella: "Não importa se a gente for considerado um chato, ou não. Nossa missão é alertar nossos filhos, nossos netos. Foi por isso que Deus nos colocou aqui como pais, como avós. Temos que cumprir nossa missão. Agora... se os filhos querem nos ouvir, ou não, aí já é problema deles. Que arquem com a consequência de sua própria ignorância em matéria de se viver, até porque eles também chegaram à Terra para aprender a custa de suas próprias experiências."

Bão, Fulana...

Espero que vc tenha compreendido melhor o que tentei fazer ao relembrar para vocês a existência dessa Lei de Causa e Efeito. Se isso minorar o sofrimento de uma só pessoa nesta família, já me darei por satisfeito. Eu bem sei, por algumas cartas que recebo, que algumas palavras publicadas no meu jornal chegam na hora exata para algumas pessoas que já estão entrando em desespero e, de repente, enxergam ali uma luz no fim do tunel, que até eu mesmo nem tinha enxergado.

Aí eu aprendo com as cartinhas dessa nossa parentada que aqui chegam também, como a sua, pedindo para que não sejam identificados junto aos demais.

Tenho a consciência tranquila, principalmente depois que vi que o tio Luiz tinha mesmo razão no dia em que me disse aquilo: "Faça a sua parte e depois vá embora tranquilo aqui da Terra. Ao menos você não se omitiu". É que eu estava bronqueado com um de meus filhos e comentei com o tio Luiz: "Não digo mais nada a meu filho. Ele que se ferre sozinho daqui por diante. Vai aprender levando coice da vida, já que é tapado".

Aí levei uma bronca do tio Luiz, que me disse aquilo que eu grifei em amarelo lá em cima. Era o tio mais velho ensinando ao sobrinho mais novo e eu o agradeço por isso.

Abração do primo e espero que agora vc tenha me compreendido melhor e a razão de haver tocado neste assunto ao iniciar-se o ano 2011. Porque é no início do ano que fazemos nossa "lista de propósitos" para sermos felizes no ano que entra.

Léo.
leonidaspiresbr@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário